domingo, 11 de abril de 2010

Outro dia o senhor da filosofia andava na rua, era professor ou algum tipo elevado na sociedade. ele foi abordado por camelôs:
- Hei moço, o que vc vai querer?
O senhor olhou e disse como se tivesse falando com uma criança:
-Hoje nada, depois eu volto aqui.
E nisso se igualou a massa, perdeu sua imagem de filósofo por ter respondido de forma tão simples, mas olhou para o camelô com cara de nojo.
Enquanto trabalhava sempre olhava por cima das pessoas da limpeza.
As moças da faxina riam e fofocavam sobre a novela, mas o doutor achava aquilo alienação formada pela cultura de massa para agradar as pessoas.
O doutor se achava o mestre por criticar as pessoas, achava que bêbados risonhos de bares eram burros, velhas fofoqueiras de big brother's e novelas eram a escória da sociedade.
A inveja corria nele, não via felicidade barata, estudou tanto que perdeu a fé em Deus. Oras, Deus, não a razão filosófica para Deus existir, Deus é que nem papai noel, disse o filósofo.
E disso ficou a dúvida, ele era sábio?
Mas logo ele soube responder, disse que as pessoas eram burras mas sem abrir a boca, apenas olhou com cara de cansado a felicidade do gol do torcedor dentro do carro. Era um filósofo, mas havia um cansaço nele, e disso foi pra política tentar ser herói. Chegando lá virou motivo de piada para humoristas porque era feio e falava estranho. Teve seu momento de maior sabedoria: Brasileiro foge dos problemas.
E foi feliz ao ver que os comentários do gol eram mais importantes doque assuntos econômicos, políticos ou sociais, pois tudo isso é um saco e não é ironia.
Percebeu que a imprensa é como uma velha jogando pipoca para os pombos no parque, onde a pipoca são as notícias e os pombos somos nós.
Ficou triste em ver que o homem só muda se ele mesmo quiser mudar, e não conseguiu mudar o mundo. Quase se matou ao ver que sua inteligência era aplaudida como genial mas com falsidade, pois era um saco falar sobre isso. E disso, com tantas dúvidas sobre Deus e a sociedade, se viu como Jesus expulsando a força os vendedores do templo.
Ele só queria mudar o mundo, mas o problema é que o mundo nunca mudou ele, se ele tivesse rido mais, se influenciado mais, talvez. Mas não, foi arrogante, ou talvez apenas do seu jeito.
Não da pra saber o final, pois quando ele se deu conta ja estava velho demais, quando teve seu auge de sabedoria para mudar o mundo com inteligência e humor foi levado embora por uma doença.
E sem saber, pessoas começaram e idolatrar ele, pois era um morto santo, como em nosso país. E foi lido suas preces finais, suas ideias e foi dito gênio mais uma vez, mas nunca foi seguido, não estava na mídia, não era ninguém.
Morreu 4 anos antes do camelô que falava sobre política enquanto trabalhava, e as vezes até vendia máscara de político e com sua face feia, e o camelô imitava ele falando, e era muito engraçado mesmo.
Quem dera esse filósofo morto ter entendido que ninguém precisa de ajuda no Brasil, é tudo falso, as pessoas se fazem de coitadinhas pelos impostos, porque não precisam do governo, é difícil escrever isso, doe, mas fazer o que?
Antes do filósofo morrer escreveu várias porcarias geniais, extensas, com ideias grandes e muitas outras coisas, ao modo que foi sendo esquecido, ele escreveu isso alguns meses antes de morrer:
"O Povo ta acostumado a ser maltratado, se você tentar fazer o bem, vão reclamar só porque ja é da cultura reclamar, e se você não maltratar o povo com leis rigorosas que prendam o povo e o limitem, ele não verá que você existe, e falará que o governo não ta fazendo nada".
Tais palavras acima foram vaiadas, motivo de conversa para os camelôs, colunas contra o partido do cara no jornal mais caro do país, comentários durante o trabalho de limpar o chão, risos de jovens por humoristas e assim pela primeira vez ele foi feliz como político brasileiro.

Alisson Monteiro de Freitas

6 comentários:

  1. Sábias palavras.. mtbom o texto!!

    ResponderExcluir
  2. beelo texto.. Parabéns!


    http://analisefc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. muito bom o texto, concordo quando diz que o povo está acostumado a sofrer.

    http://www.sintoonize.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana! fiquei pensando naquele camelô vendendo a mascara do nosso "filosofo-politico" em época de carnaval, na velhinha com suas pipocas e todo o resto! sensivel texto que além de bacana é muito mais inteligente do que parece ser...

    ResponderExcluir
  5. Olha... Não manda aqueles recados apaixonados pra Lívia blz? Sim, Lívia de curitiba. Ela tem namorado e ele não gosta nem um pouco disso. Nem ela. Respeito por favor.

    ResponderExcluir